BARRINHA

sábado, 21 de janeiro de 2012

Alguns apontamentos referentes ás Midias






No texto de Lucia Sanaella "Da cultura das mídias à cibercultura": o advento do pós humano, a autora aborda a questão do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e sua interferência em todas as áreas sociais e que ocasionaram mudanças significativas na cultura geral.
Segundo essas perspectivas a autora divide as eras culturais em seis tipos de formações: cultura oral, cultura escrita, cultura impressa, cultura das mídias, culturas de massa e cultura digital.

Cultura oral
Era transmitida a informação através da oralidade cuja a mídia utilizada era o próprio aparelho fonador sendo assim uma das primeiras formas de comunicação.
Cultura escrita
O homem se apropria dos signos para se comunicar e transmitir informações.
Cultura impressa

Toda formação comunicativa vai se integrando na anterior, provocando reajustamento e refuncionalização. A cultura impressa é transmitida através de escritas alfabéticas e não- alfabéticas.

Cultura das mídias

Se trata da cultura intermediaria situada entre a cultura de massa e a cultura virtual. Na década de 80 intensifica a associação das linguagens e meios que contribuíram para a multiplicação de novas mídias através da produção, distribuição e consumo comunicacionais.


Cultura de massas

Apresenta-se com o surgimento de equipamentos e dispositivos como a TV e o rádio que nos trouxe a simultaneidade e uniformidade das mensagens recebidas.

Cultura digital
Segundo Lucia Santaella a cultura digital é o momento onde se apresenta a convergência da cultura de massa e da cultura das mídias.
Ela assim como a cultura de massa e a cultura de mídias é responsável pelas maciças produções e a circulação exacerbada de informações nos dias atuais. Redes sociais é um exemplo disso.

Vivemos hoje na confluência da cultura de massa, cultura de mídias e cultura digital mecanismos estes impossíveis de se dissasociarem. Exemplo disto seria a TV digital que tráz a tecnologia de acesso a internet e os e-books que nos possibilitam acesso as literaturas digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário